quarta-feira, 22 de abril de 2009


"Coleção Corpo Enxuto I e IITema Interdisciplinar - Sáude
OBESIDADE INFANTILDestinado ao público infantil de
1º ao 5º ano do Ensino Fundamental."

Imaginário Infantil
Através das historinhas das Coleções Corpo Enxuto, a criança vive outra vida, ou seja, a vida da personagem da história e usando a imaginação, vai viajando, reelaborando sua realidade pela imaginação, pela fantasia.
Esta obra de literatura paradidática, assim como as fábulas, se servem de animais como personagens.
Em se tratando de trabalho paradidático onde se evidencia o mundo de “faz-de-conta”, tão ao gosto das crianças. é importante  trabalhar o imaginário e a fantasia.
Tanto quanto agora na pós-modernidade, já em 1924, Walter Benjamim conclui que “nas fábulas, as crianças se divertem e aprendem muito mais com animais que falam e agem como pessoas do que com outros textos ricos em idéias”.
Os textos das fábulas de Esopo e La Fontaine educam e desde remotos tempos, como qualquer leitor, a criança extrai a moral da história e aprende de maneira lúdica.
Incentivados por professores, as crianças participam de atividades, e demonstram através de textos, desenhos, dramatizações, gestos e conversas suas angústias, alegrias, vontades e dúvidas ao colocarem-se no lugar dos personagens, vivenciando momentos do seu cotidiano e captando a moral da história.
           Uma criança ao ouvir contos, transforma as palavras que lhe são contadas, trazendo lembranças, desejos, personagens, dúvidas, medos,  associações e tirando suas próprias conclusões. Assim seu imaginário é trabalhado e explorado.
Com os exemplos dos personagens das Coleções Corpo Enxuto, a criança não só relaciona fatos e infere conclusões, como explora estes mesmos fatos, analisa situações, tirando-lhe significados e retirando visões.

Quando a criança entra no “mundo” da fantasia e da imaginação de um conto ou historinha, ela elabora hipóteses para a resolução de seus problemas e pensa em atitudes e soluções indo além daquelas de sua experiência cotidiana, buscando alternativas para transformar a realidade.

                                                                Mexa-se


Dutty - Editora e Comércio de Livros Ltda.:
Contatar Sinira@globo.com

         Coleção Corpo Enxuto II 
Projeto de Saúde Preventiva à
Obesidade Infantil 

                Coautores
                                 
Sinira Damaso Ribas, pesquisadora, palestrante, genealogista, sócia-fundadora do INGESC (Instituto de Genealogia do Estado de Santa Catarina). Pedagoga, pós-graduanda em Parapsicologia Sistêmica, Administradora Escolar do grupo Especialista em Assuntos Educacionais. Pós-graduada em Interdisciplinaridade. Professora do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Escritora de obras históricas, romances, livros didáticos e paradidáticos para professores, pais e alunos.


Humberto Jair Damaso Ribas, Clínico geral, Homeopata, Esteta e Terapeuta da Obesidade.




                                                                                 * * *

CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA E XAMÂNICA

Conhece a constelação xamânica? Dinâmica que muito tem ajudado pessoas a ver situações que se tornam problemas em suas vidas e mostra as sol...