sábado, 30 de maio de 2009

História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Brasilidade


História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em Coleção
                                                        B R A S I L I D A D E

                                 Sinira e Ribas

Não há como banalizar a forte presença de heranças africanas e indígenas na formação do povo brasileiro.
Essa presença está evidenciada de forma marcante no modo de viver, pensar e trabalhar da população; está impregnada na língua, economia, religiosidade, culinária, dança, música, esporte e festas populares. É preciso recontar a história do Brasil enxergando o afrodescendente e o indígena como sujeitos desta história e não só como descendentes de escravos de outros tempos ou de primitivos habitantes das selvas.
Com este propósito surge o Caderno Pedagógico II de Sinira e Ribas - Dutty Editora:
Brasilidade. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena destinado ao Ensino Fundamental.
Esta é uma proposta que trata da valiosa contribuição da comunidade afro-brasileira e indígena para a formação da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil.
       Apresentamos o caderno Pedagógico “Brasilidade. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
      O presente trabalho vem ao encontro às necessidades das escolas em cumprimento à Lei 11.645 que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e ensino médio, públicos e privados. Busca, ainda, levar alunos e educadores a se posicionarem de maneira reflexiva e crítica sobre o significado e abrangência que o tema propõe.
     A proposta deste caderno pedagógico é repensar a forma de trabalhar a multiculturalidade na escola numa tentativa de contribuir com a construção de relações em que a diversidade seja foco de respeito e reflexão.
    O estudante e a sociedade devem reconhecer o quanto herdaram dos indígenas e das culturas trazidas pelos africanos, além de outras contribuições, para fortalecer sentimento de BRASILIDADE.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA E XAMÂNICA

Conhece a constelação xamânica? Dinâmica que muito tem ajudado pessoas a ver situações que se tornam problemas em suas vidas e mostra as sol...