II Congresso de Genealogia SC INGESC

                                  
                       Foto oficial do II Congresso Catarinense de Genealogia

                          


                           

                                                                                                      Lançamento 
                    Brasilidade. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

                          

       
                                           
 

Sinira - Palestra - Nativos Brasílicos e Africanos







Florianópolis vivenciou de 11 a 13 de setembro de 2009, o
II Congresso Catarinense de Genealogia, com os Eixos Temáticos:
Santa Catarina: "Quaestio Originis" – Origens Demográficas e Destinos. Foi um novo sucesso do INGESC. Bombou! 150 inscrições! Organização impecável da esforçada equipe: Salete, Tânia, Fernando, Ismênia, Wiliam, Elpidio, Maria Helena e Anete. Nossos parabéns.
Na noite do dia 11, após a abertura, tivemos um cocktail com ricas iguarias, inclusive ostras, para agradar os mais exigentes paladares.
Sentimos o carinho do povo da capital, a todo o momento e nos mínimos detalhes. Mesmo com a chuva e o frio, a hospitalidade da gente “floripana” se mostrou grande como a sua maravilhosa ilha. O almoço de sábado foi excelente.
Promovido pelo Instituto de Genealogia de Santa Catarina – INGESC, em parceria com a Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina, o II Congresso proporcionou oportunidade de integração entre estudiosos e pesquisadores de genealogia e história das famílias catarinenses. Oportunizou debates sobre questões relacionadas aos estudos de Genealogia Catarinense, Arquivos e Fontes nas Pesquisas Genealógicas.
A Programação do Congresso incluiu a realização de Palestras e Mesas Redondas sobre as origens e destinos dos diversos grupos étnicos que formaram a diversidade cultural catarinense. Nas palestras foram abordadas e discutidas as origens das populações que formaram Santa Catarina - seus destinos, etnias, sobrenomes, procedência, onde se instalaram, a herança cultural que trouxeram e que legaram aos seus descendentes e à sociedade barriga-verde. Foram abordados os grupos étnicos: Portugueses Continentais, Nativos Brasílicos, Africanos, Açorianos, Alemães, Italianos, Gregos e Ucranianos. Outros temas de palestras: Apresentação do brasão do INGESC e o símbolo do II Congresso; Recursos de pesquisa da Biblioteca Nacional; Os Cemitérios de Santa Catarina; Apresentação Cultural - Vídeo Quilombola e lançamento dos livros “Autdeutschen: A História que não foi Contada” de Zélia Maria Nascimento Sell e “Brasilidade. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” de Sinira Damaso Ribas.
O INGESC recebeu uma dádiva de inestimável valor, a Biblioteca Genealógica de Elisiário Camargo Branco, de Lages.
Para êxito do II Congresso, participantes do INGESC e do Fórum SC-Gen, se fizeram presentes. Importante foi a participação da representante do Colégio Brasileiro de Genealogia, Regina Cascão, de Augusto Zeferino, vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, além de genealogistas do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, coestaduanos, visitantes e estudantes da Grande Florianópolis. Para coroar o sucesso, empossamos novos sócios efetivos e o benemérito Osni Antonio Machado.
Daqui dois anos tem mais! Participe!

Por Sinira Damaso Ribas

Comentários

  1. Parabéns Sinira!Sempre em frente!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos organizadores do evento, fiéis guardiães da memória catarinense!
    Sucesso, sempre!
    Zélia Maria Nascimento Sell
    jornalista e pesquisadora- Curitiba- Paraná

    ResponderExcluir
  3. Maria Aparecida Novaes Delgado20 de outubro de 2010 09:00

    Antes tarde! Mas estive cedo por muitos momentos...Parabéns a todos pela perseverança e esforço bem sucedidos. Papai, Elpídio Novaes, fez aniversário dia 17 de outubro...Todos nós sentimos falta de sua presença, que deixou seu Filho. Sinto-me orgulhosa...Abraços a todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rio Itajaí do Norte. Papanduva

A Cidade de Papanduva

Dr. NATANIEL VIUNISKI - Nutrólogo - Palestra em Curitiba