Dr. NATANIEL VIUNISKI - Nutrólogo - Palestra em Curitiba

Nataniel Viuniski - Médico especialista em nutrição e pediatra
da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

Dr. Nataniel Viuniski, médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

  Palestra no Hotel Victoria Villa Curitiba sobre Nutrição

13 de abril de 2012

A palestra girou sobre princípios da nutrição, atividade física e estilos de vida saudáveis, tendo a “nutrição” como principal enfoque.





            Tópicos da palestra -

·         Temos 98,4% dos genes iguais ao do Chipanzé.

Varia o estilo de vida.

Testes demonstraram que aborígenes comem 800 tipos diferentes de vegetais.

Nós só três, rsrs   alface, catchup e batata frita.
Dr Nataniel falando sério: - Cada um de nós está aqui para melhorar sua nutrição.

Aí fora temos uma epidemia de obesidade.

Uma epidemia de maus hábitos nutricionais.

É a tal Globesidade

·         Aumento de doenças cardiovasculares e muitas outras.

Necessário:

Melhorar a alimentação

Aumentar atividade física

Suplementar

·         Benefícios da boa nutrição:

Combustível para a atividade física

·         ATIVIDADE FÍSICA

Com isso oxigena a mente – o lado emocional, melhora o humor, evita a depressão e alivia o estresse.

Importância da atividade física: aumenta a endorfina

Controla o peso corporal

Melhora a resistência física e a força muscular

Aumenta a densidade óssea

Diminui a pressão arterial

Melhora o sistema imunológico.

Sonho – um milhão de nataniéis espalhando essa verdade por aí. (dito por Nataniel Viuniski que gostaria de se multiplicar)

Sinto-me feliz, porque sei que estou fazendo o bem para as pessoas.

·       Mas o nosso maior inimigo , o maior vilão, chama-se FOME

E com isso vem a compulsão.

Única solução para evitar a compulsão é PROTEÍNA

·         Valor da proteína

"Quando ingerimos proteína, o cérebro entende que já estamos satisfeitos e que é hora de parar de comer".

Segundo ele, proteína isolada da soja é a melhor ( lanche de barra de proteína da Herbalife)

(No Lanche que tal uma fruta e um iogurte ou outra proteína)

Três coisas sobre proteína ( Lembrei da proteína misturada à granola sem açúcar)

É o elemento que mais gasta energia para fazer a digestão.

É a proteína quem preserva e aumenta a massa muscular.

É o macronutriente que dá mais saciedade. 
 MICRONUTRIENTES - São as vitaminas e os minerais.
MACRONUTRIENTES – São os carboidratos, as proteínas, os lipídeos e as fibras.


(iogurte desnatado e cereais integrais, ou iogurte com aveia)

(Para criança, - os pais devem consumir, dar exemplo, insistir)

(Com criança estabelecer metas, para seguir, aos poucos fazendo reeducação alimentar.

·         Valor das FIBRAS

Comer a laranja inteira, por favor. Tem fibras e poucas calorias. Muito superior ao suco.

Precisamos de fibras para o funcionamento do intestino

Pessoa enfezada – cheia de fezes

Pessoa animada – cheia de alma

O segredo é fibras 

  - Ingerir frutas e vegetais

Qual é mesmo a cor da sua dieta?
 
·         HIDRATAÇÃO
( Enquanto falava ele tomava chá verde da Herbalife numa taça)
Sempre que aumenta o consumo de proteína aumenta a necessidade de  consumo de água.
 Devemos ter o hábito de beber líquido constantemente.
Sede não é um bom parâmetro. Se sinto sede é porque já faltou; o nosso sistema nervoso está avisando que já ocorreu algum grau de desequilíbrio entre a necessidade de água no organismo e a quantidade ingerida.
Maravilhoso chá verde – para tudo – eliminação de toxinas
5 xícaras de chá verde por dia mais atividade física controla o peso e diminui cintura.

·         A Taxa de obesidade bate recorde no País

É mais fácil reduzir do que permanecer.

Provado – gordura na barriga – terrível – ruim até para a memória.
·         Expectativa da evolução das taxas de obesidade para os próximos 20 anos.
Mais da metade dos brasileiros já está com problema de obesidade.
Mostrou entre inúmeros slides:

Imagem de 2 mulheres com 70 anos – muito diferentes, uma decadente e outra exuberante e linda.

                    A nossa aparência depende das escolhas que fizemos na vida!
·         Benefícios da boa nutrição:
- Melhora a qualidade de vida
- Ajuda a controlar o estresse
- Auxilia na disposição do dia e no controle de peso.
Precisamos melhorar nossas medidas
Melhorar os hábitos nutricionais do século XXI
·         Do alto do conhecimento científico afirmamos:
Somente com os alimentos do supermercado já não conseguimos suprir as necessidades que as células precisam.
Precisamos usar mais nutrientes.
Nova pirâmide alimentar – Universidade de Harvard tem no alto, fora da pirâmide, à direita – suplemento vitamínico e na base exercícios diários e controle de peso.
·         Infelizmente devido à rotina agitada que vivemos, muitas vezes não temos tempo ou disponibilidade para uma alimentação saudável e equilibrada. É por tudo isso que muitos especialistas em nutrição recomendam o uso de suplementos de vitaminas e minerais em conjunto com a boa alimentação e a prática regular de atividade física.
·         Quando usados como recomendado nos rótulos, esses suplementos asseguram que o organismo irá receber as quantidades necessárias desses nutrientes para uma rotina cheia de saúde e disposição.
Viuniski recomenda os produtos da Herbalife
É uma linha de produtos para uma boa alimentação diária, que atende às necessidades de nutrientes do corpo, ajuda a manter a disposição e a boa forma.
Alimentos substitutos parciais de refeições são grandes aliados do emagrecimento saudável. Eles podem ser encontrados na forma de shakes, sopas e barras e são produtos nutricionalmente seguros, com calorias controladas e com conteúdo adequado de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais.
·         Para controlar o peso é necessário que as calorias gastas estejam em maior quantidade do que as consumidas. E como diminuir a quantidade sem abrir mão da qualidade?
Comparando com o dinheiro:
Se ganho muito e não consigo gastar – vai para a poupança.
Se como muito e não consigo gastar vai para a pança.
Só fechar a boca NÃO RESOLVE – (sem falar que lá pelas tantas entro dentro da geladeira, rsrss)
Acontece ao nível das células -  entro em carência
Unhas quebradiças, cabelo caindo, pele feia...
O brasileiro consome muita caloria com pouca nutrição.
O certo é:
Alimento com muita nutrição e pouca caloria!  Eis a questão.
A saúde começa pela boca: o que se fala e o que se come.
Precisamos de qualidade e quantidade de vida.
É mais fácil reduzir o peso do que permanecer.
Além da boa nutrição, um programa que promove o estilo de vida saudável, também deve estimular a prática regular de atividade física, boa hidratação, cuidados pessoais e com a pele, lazer e atividades prazerosas juntamente com as pessoas que amamos, sem esquecer o tão necessário repouso.
Estamos vivendo uma transição nutricional preocupante (...) Na fase adulta são mais de 50% dos brasileiros. O excesso de peso gera comorbidades conhecidas, como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e apneia. O prejuízo psicolológico também é enorme, principalmente na infância. A criança obesa sofre preconceitos na escola, ganha apelidos pejorativos, tem dificuldades nos esportes. Por causa disso, muitas levam falhas na autoimagem para a vida toda.
O erro número um na alimentação - sem dúvida é adotar uma dieta rica em gorduras, açúcares e alimentos refinados e pobres em vitaminas e fibras. Tudo isso aliado aos maus hábitos.
Assim como o numeroso público, amei a palestra, foi muito produtiva. Muito Obrigada!

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